domingo, 23 de outubro de 2011

O MINEIRO E O QUEIJO





Foi um dia de grande expectativa, fazia tempo que já sabia que tinham gravado um filme sobre o queijo minas artesanal e faz três semanas tive o prazer de ver na grande tela o resultado final. “O mineiro e o queijo”, grande documentário de Helvécio Ratton. Fantástico!
Era muito importante que a realidade dos produtores de queijo minas artesanal fosse exposta ao grande publico e essa realidade foi exposta, a perfeição, neste documentário de uma maneira divertida, didática e com um jeitinho bem mineiro.
Achei que as mídias impressas especializadas em gastronomia, devido ao grande apogeu dos ingredientes e chefs de cozinha brasileiros, fariam este papel de mostrar ao publico, protestar e exigir que hajam mudanças nas leis que regem a elaboração e comercialização de queijo artesanal em geral e principalmente queijos feitos com leite cru. A vantagem de que o cinema assuma este papel, que no meu ponto de vista deveria ser das revistas especializadas em gastronomia, é que o cinema é mais acessível a todos os públicos.
Tiro o chapéu para esta iniciativa de fazer um filme sobre este tema e parabenizo toda a equipe que trabalhou na produção do filme.
Espero que este filme conscientize as pessoas e políticos sobre esta realidade e mude as coisas, para o bem da cultura nacional, para a melhor qualidade de vida dos produtores artesanais e para nós consumidores.
Mais uma vez, parabéns a equipe de produção do documentário e recomendo ver o filme a todos que conhecem, adoram ou ainda não sabem o que é o queijo minas artesanal.

2 comentários:

  1. Fala Bruno, dei uma olçhada no seu blog e no site e achei bem interessante., Parabéns!!! Gostaria de saber se vc tem conhecimento de onde encontrar o documentário do Helvécio, pois já pesq1uisei em todos os lugares e não encontro!!! Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Caro Adriano, para conseguir o DVD do Mineiro e o Queijo, entre em contato com o pessoal da SertãoBras no Facebook, eles com certeza vão conseguir o dvd ou senão te orientar para onde vc pode compra-lo.
    Abraço

    ResponderExcluir