segunda-feira, 13 de abril de 2009

TABOA DE QUEIJOS







Anteontem comprei uns queijos na loja que acabavam de chegar de bordeaux e fiz uma taboa de queijos...



Eu gosto muito de fazer as taboas com um surtido de 4 ou 5 queijos, variando entre tipo de leite, textura e força...então começei queijo de cabra suave, o Valençay de produção fermier (voltarei a escrever sobre este queijo), depois um queijo de vaca cremoso e um pouco mais forte que o valençay, o reblochon fermier da Savoia francesa. O terceiro queijo foi um Comte queijo de vaca duro, uma peça de este queijo (tipo gruyere suiço) pode chegar a custar uns 2.000 euros e pesar uns 38kilos (voltarei a falar de este queijos) é um dos queijos mais importantes da França. O quarto queijo foi um manchego (que nao pode faltar na minha mesa) queijo de ovelha curado de mais de um ano, levemente picante, forte e saboroso, "de toda la vida" dizem aqui e por ultimo um queijo azul, Irlandes "cashel Blue".... impressionante queijo azul, queijo de vaca (deste caso) suave, cremoso e saboroso, pouco picante e pouco salado. Apto para vegetariano, mussulmãos e judeus.



Mas para fazer uma boa taboa de queijos existem muitas maneiras diferentes de esta.



. Por ordem de força (suave a forte)



· Tipos de leite (cabra, vaca ou ovelha)



· Paises (queijos da França, ou Espanha)



· Textura (Só cremosos, só secos, só queijos azuis)






Em todos os casos se deve aplicar a primeira tabua, de suave a forte...
E talvez o mais importante, uma boa garrafa de vinho, um bom pão e aceite de oliva extra virgen é imprescindivel. Pode-se utilizar também geleias e manteiga. O vinho....tem que ser escolhido em função ao tipo de taboas de queijos que vai ser elaborada...
E Bom apetite

2 comentários:

  1. Lindo e delicioso!!
    Estou fazendo uma pesquisa sobre queijos no Brasil.
    Algué, poderia me indicar onde há festas ou eventos de degustação de queijos? Preferência na cidade de São Paulo.
    Obrigada
    Marie Anne

    ResponderExcluir
  2. Ola Marie Anne, eu aprendi sobre o queijo aqui em Barcelona e nao sei muito bem o que acontece no Brasil, mas acho que o interesse do Brasileiro ta crescendo, mas ainda falta muito. As festa do queijo no Brasil se fazem, nao tenho certeza, em Nova Friburgo, Juiz de Fora e Serra Catarinense. Para degustar queijos, acho que sao paulo deve ter algo. Mas tambem nao conheço pessoalmente nenhum.
    Espero que alguem possa te ajudar mais que eu.
    Bruno

    ResponderExcluir