domingo, 12 de abril de 2009

LEITE CRU




Este é um tema muito complicado e esta mais vinculado a historia queijeira de cada pais que questões de higiene. Na França que é um país de tradição queijeira o queijo de leite cru é mais uma questão de tradição que qualquer outra coisa. A "higiene" do leite começa com o cuidado ao animal leiteiro, o animal deve ser sadio e deve receber um acompanhamento veterinário desde que nasce. Depois o leite ordenhado deve ser analisado, uma serie de análises determinará se o leite está "limpo" ou não, mas normalmente como o acompanhamento veterinário ao animal é diário, as propriedades de este leite, normalmente, é muito uniforme.
A acidez do leite é um dos fatores mais importantes na produção de queijos e por causa de uma elevada acidez do leite cru, muitas das bactérias nocivas ao ser humano morrem ao final do processo de elaboração do queijo, mas para que isso seja possível cada queijeira tem que fazer incansáveis inspeções de segurança na qualidade do leite cru.
Queijos de leite cru e com menos de 60 dias de maduração não devem ser consumidos por mulheres grávidas, ou poderia ter conseqüências fatais para o feto/bebe.
No Brasil o leite cru não é considerado leite, se considera leite o leite previamente tratado com no mínimo uma pasteurização e isso proíbe a produção de queijos de leite cru no nosso país.
Seria possível a produção de queijos com leite cru no Brasil se mudasse a lei? Sim, o único quesito seria o controle do leite cru dentro de inúmeras condições higiênicas. Disponibilizar de veterinários capazes de controlar aos animais do rebanho leiteiros e formação profissionalizante proporcionada pelo governo, claro! O mercado é grande e é muito mais saudável e gostoso comer um queijo de leite cru que pasteurizado.

2 comentários:

  1. Aguardo anciosamente por este dia.
    O dia em que poderia degustar queijos de verdade brasileiros.
    Por enquanto, compro pequenos pedaços do queijos que chegam da Europa (porque são caros demais aqui) ou espero pela mala de viagem dos amigos.

    abs

    ResponderExcluir
  2. A tradição queijeira no Brasil é muito pequena e a exploração da carne no Brasil é muito mais difundida que a produção de leite e derivados. Essa iniciativa de mudar os habitos deve partir do Governo ou algum especialista muito adinheirado...hehe. E então depois de esta mudança começar as mudanças legais no tratamento do leite. Fiscais (honestos), veterinarios, formação profissional, empresas que possam garantir o transporte em frio (contra o calor brasileiro) dos leite cru e dos derivados lacteos ja transformados.
    E só depois de, no minimo, estas mudanças poderemos começar a pensar em fazer e comercializar o queijo de leite cru.
    Ainda hj vou colocar um post sobre o transporte, conservação e maturação dos queijos.
    Tambem espero que isso aconteça algum dia. Mas parece que esta bastante longe.

    ResponderExcluir