domingo, 12 de abril de 2009

DICIONARIO DO QUEIJEIRO

DICIONARIO DO QUEIJEIRO
- Queijo, queso, queixo, cheese, são derivados do Latin "caseus"
- Formatge, fromage, formaggi, derivados do Grego "Formus"
- Affineur, Queijeiro ou loja que compra queijos direto dos produtores e termina de "afinar" para vender. Categoria muito conhecida e tipica na França. Antigamente os "maitres Affineurs" saiam de Paris e iam ao interior da França a comprar queijos ainda frescos, depois de adquiridos, voltava a sua loja para vender ao consumidor umas enormes variedades de queijos de todo pais.
- Latier, quando compras um queijo que põe "latier" significa que é de produção industrial, provavelmente de leite pasteurizado.
- Fermier, quando compras um queijo com uma etiqueta que põe "fermier" significa que este é de produção artesanal.
- Lait Cru, Leche cruda, leite cru, llet crua, unpasterised milk, significa que o queijo foi feito com o leite original, sem nenhum tipo de tratamento. De este tema vou escrever bastante.
- Leite Pasteurizado, leche pasteurizada, lait pasteurise, pasteurised, são leite que depois do ordenhoforam submetidas a um tratamento especial de "higienização" esquentando o leite a 75ºc (+ou-) durante 15'' e esfriando rapidamente a 36ºc (+ou-) para poder começar a elaboração do queijo de leite pastaurizada. Leite pasteurizado tambem pode ser reconhecido como "difunto de leite".
- Leite termizado, llet termitzada, lait thermisé, leche termizado, é o leite que recebe um tratamento menos agressivo que a pasteurização. Este esquenta o leite a 45/50ºC (+ou-) antes da transformação.
- Vaca, cow, vache
- Cabra, goat, chevre
- Ovelha, brebis, ovejas, ovella, pecora

De momento acho que ja esta, se me lembro de alguma coisa mais, vou adicionando aqui.
Saludos

2 comentários:

  1. É possível obter mais informações sobre termização do leite (45/50º C)? Quais microorganismos sobrevivem a este processo?
    Qual a duração que se deve manter esta temperatura?
    Grato,
    Onivaldo

    ResponderExcluir
  2. Caro onivaldo,
    Agora nao tenho esta informação, mas posso te passar a informação quando tiver.
    Manda para mim o teu mail que mantemos contatos.
    bruno@clubedoqueijo.com.br
    obrigado por participar do salão do queijo
    Bruno

    ResponderExcluir