terça-feira, 28 de junho de 2011

PROTESTO QUEIJO MINAS ARTESANAL


Nos últimos anos, vimos como muitos dos ingredientes brasileiros vem sendo alvo de experimentos muito positivos nas elaborações gastronômicas dos melhores chefs de cozinha brasileiros e internacionais, porem temos um grande esquecido, o queijo minas artesanal!
O queijo minas artesanal é um legado de todos nós brasileiros e que é produzido a mais de 200 anos, formal ou informalmente. Porem desde 1952 quando entrou em vigor uma lei federal que impõe aos produtores de queijo artesanal medidas infundadas para padronizar e higienizar o produto final, o queijo minas artesanal acabou ficando praticamente desconhecido (e quase extinto) para muitos de nós e impedido de ser comercializado legalmente fora do Estado de Minas Gerais. O que acarretaram diversos problemas, como a venda ilegal de queijo, o êxodo rural dos filhos herdeiros da tradição do queijo minas artesanal que não tinham perspectiva de futuro se seguissem a tradição familiar e por fim, a criação do nome “queijo minas padrão” que feriu gravemente a identidade do queijo minas artesanal, símbolo da gastronômica mineira e nacional de tal maneira que muitos produtores foram obrigados a abandonar a produção do queijo para vender o leite.
Tudo isso torna impossível a melhoria da qualidade de vida do produtor de queijo artesanal e consequentemente do queijo artesanal e o seu futuro (como produto e como historia), que sofre a décadas com o esquecimento, falta de informação  e ajuda por parte do governo. O Brasil é o sétimo maior produtor de queijo do mundo e conta com pouquíssimos queijos com identidade local e nomes próprios.
Gostaria que se falasse mais sobre o queijo minas artesanal e outros queijos artesanais e menos de queijos industriais. A grande indústria já tem poder aquisitivo suficiente para fazer propaganda, porém o trabalhador rural não pode fazer nada mais que queijo!

TOME LEITE, COMA QUEIJO ARTESANAL, POREM SEMPRE REGISTRADO!

QUERO DESEJAR MUITA FORÇA E DETERMINAÇÃO AOS AMIGOS PRODUTORES DE QUEIJO ARTESANAL EM MINAS GERAIS E TODO BRASIL, ESPERO E DESEJO QUE A ANTIGA E ANTIQUADA LEI SEJA ATUALIZADA E ABRA O MERCADO PARA TODO PODERMOS DESFRUTAR DE UM BOM QUEIJO ARTESANAL SEM MEDO DE ESTAR LEVANDO GATO POR LEBRE. FORÇA E PACIÊNCIA COMPANHEIROS!

Um comentário:

  1. Olha tudo isto é uma grande verdade, moro em uma região queijeira, Brejo Bonito(Cruzeiro da Fortaleza) e vendi leite por 10 anos, agora estou voltando pra atividade queijeira, estamos acabando as obras da queijaria, mês que vem começaremos e precisamos da ajuda de todos na divulgação da preciosidade que fazemos por aqui!
    Abraços Wellington!

    ResponderExcluir