sábado, 4 de setembro de 2010

TIPOS DIFERENTES DE QUEIJOS MINAS

Queijo minas artesanal, queijo minas frescal e queijo minas padrão, são as denominações que recebem estes diferentes queijos e que adotaram o nome da tradicional região produtora de leite e derivados. Mas para não se confundir na hora de compara o queijo desejado temos que entender-las. O conceito mais básico das três denominações é;

Queijo Minas Frescal, queijo fresco, de pouca maturação.

Queijo minas padrão, queijo elaborado seguindo receita tradicional do queijo de minas, porem, de outras procedências, de produção industrial e/ou leite pasteurizado. Normalmente este se apresenta como meia-cura.

Queijo Minas Artesanal, o original, produzido artesanalmente em fazendas mineiras e elaborado com leite cru, não é permitido o comercio fora do Estado de Minas Gerais.

• Queijo Minas Frescal. Este queijo é o mais encontrado nos mercados de todo o Brasil. Como diz o nome, é um queijo fresco, ou seja, de poucos dias de maturação. O queijo Minas frescal é um queijo de coagulação enzimática e o tipo de coalho usado é o de origem animal exceto em alguns casos que devem ser especificados na embalagem. A sua origem é indefinida já que cada país produz o seu queijo tipo “frescal”. A procedência deste queijo no Brasil é indefinida também, podendo ser elaborado em qualquer parte do país já que no caso deste queijo não se busca identificar uma região a um produto, apesar de ser um produto típico o queijo frescal é simplesmente um produto. No Brasil deve ser elaborado com leite pasteurizado (o que não quer dizer que seja mais saudável) e normalmente de vaca, é apto para fazer dieta e fiel amigo dos cafés da manhã, o queijo minas frescal é um queijo de elaboração econômica já que não necessita muitos litros para fazer um queijo e possui uma umidade muito alta e pode ser elaborado com sal, pouco sal e sem sal, este último pode ser acompanhado com mel ou geléia de frutas de sobremesa ou com a típica goiabada, fazendo o perfeito Romeu e Julieta.

• Queijo Minas “Padrão”, este queijo é produzido à cópia do queijo minas original, a diferença é que se pode produzir industrialmente (em grande escala) e deve ser elaborado com leite pasteurizado, além de poder ser elaborado em qualquer parte do país. O nome deste produto é fruto do aproveitamento comercial de uma marca existente e sem proteção, aproveitando assim a fama nacional do queijo minas artesanal para promover e aumentar as vendas do industrial.

• Queijo Minas Artesanal, elaborado artesanalmente nas fazendas de Minas Gerais. Araxá, Serra da Canastra, Serra do Salitre (também conhecida como Alto Paranaíba ou Cerrado), Serro, Sul de Minas e Campo das Vertentes são as seis micro regiões demarcadas produtoras de queijo minas artesanal e, portanto um queijo que vem diretamente relacionado a uma determinada região, produzido seguindo padrões históricos de elaboração, deve ser feito com leite cru e o leite deve ser obtido na própria fazenda produtora de queijo. A produção é artesanal e as quantidades podem variar de 6 a 50 peças diárias e normalmente elaboradas sem o auxilio de maquinas. A maturação mínima deve ser de 15 a 20 dias, porem é normal encontrar queijos de menos de 7 dias. O queijo Minas Artesanal tem uma historia de mais de 300 anos e provavelmente foi o primeiro queijo elaborado no Brasil. Produto estrela do Brasil colonial e consumido em grandes quantidades na cidade imperial do Rio de Janeiro. No dia 15/05/2008 o IPHAN órgão vinculado ao Ministério da Cultura reconheceu o queijo minas artesanal como patrimônio histórico imaterial do Brasil esta medida protege, registra e reconhece a produção tradicional deste queijo, mas nem tudo são glorias, apesar de ser um patrimônio nacional, este queijo não pode (por lei) sair do Estado de Minas Gerais e isso desvaloriza o produto no mercado e dificulta a melhora da qualidade de vida do produtor e do produto, além de favorecer as produções e venda de produtos irregulares e sem fiscalização.
Infelizmente, muitas vezes os produtores se vêem obrigados a vender o seu sustento, o queijo por um preço inferior ao custo de produção. O queijo Minas Artesanal é produzido em diferentes tamanhos. O mais comum é o de 1kg, também o Canastrinha ou também chamado merendeiro de 0,5kg, canastra real de 6kg e também podem se encontrar peças com diferentes formatos e tamanhos.
É importante saber que este queijo elaborado artesanalmente é o autentico queijo minas. Além disso, é um queijo saudável, rico em nutrientes essenciais para o nosso organismo. Comprando este queijo estamos comprando um pouco da nossa historia e fortalecendo uma cultura que pede mais reconhecimento e proteção.

E não se esqueça, antes de comprar este queijo verifique se é um queijo regularizado pelo IMA, só o queijo que foi inspecionado pelo IMA pode ser completamente seguro.

Bom apetite

Um comentário: