terça-feira, 26 de janeiro de 2010

SHROPSHIRE BLUE




Nunca escrevi sobre um queijo azul em concreto e queria começar pelo meu queijo azul preferido, o inglês Shropshire blue.

O Shropshire Blue é um queijo que assume as dimensões que famoso queijo azul inglês Stilton Blue, mas a sua historia vão em paralelo com o Inglês Stilton Blue. Nos anos 70 era produzido no País de Gales na região de Salop Shropshire, originalmente de leite cru, sabor ligeiramente mais suave que o Stilton Blue e de textura mais cremosa e menos quebradiça. Pasta de cor alaranjada devido a adição de suco de cenoura ao leite, já ao principio dos anos oitenta a produção de este delicioso queijo estava em baixa, com a proibição por parte do governo inglês da produção de queijo com leite cru, estas queijarias foram desaparecendo, quando alguns ingleses da região de Nottinghamshire e Leicestershire foram a Shropshire a aprender sobre a elaboração de este delicioso queijo e levaram a receita a suas regiões e começaram a produção de Shropshire em Nottinghamshire pela queijaria Colston Basett e em Leicestershire por Long Clawson.


Hoje em dia é um queijo de pasta alaranjada por ação do colorante natural anato, com veias regulares que se estende desde o centro do queijo até a casca. Textura cremosa e úmida e de gosto intensa, com leves lembranças de pão torrado, frutos secos e um pouco de cacau.


Peças de 7Kg, aproximadamente, formato de tronco cilíndrico, com os cantos retos. Casca amarronzada, meio pegajosa e cheia de furos feitos por agulhas que ajudam a correta distribuição do fungo penicillinum roqueforti dentro do queijo.
Acompanha bem com torradinhas, frutos secos, geléia de marmelo e maça e sem nenhuma duvida acompanhado o melhor vinho é um vinho do Porto ruby ou Tawny e também o vinho tinto doce das adegas castaño feito com uva Monstrell, acompanham perfeitamente com esse queijo.
Bom apetite





3 comentários:

  1. oi Bru, q delicia de queijo!Por falar nisso quantas materias bacanas vc tem postado!
    Saudades de vcs e desses queijos maravilhosos!
    Estou agora com um blog pessoal, passa la p dar uma olhadinha!Quando eu postar sobre queijos, nao esquecerei de vc e de divulgar seu trabalho! Beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruno!
    Tua Mãe me falou aí de seu site, fiquei maravilhado até porque adoro um bom queijo, principalmente um "serra da estrela" bem amanteigado, hihi ;)
    Te desejo as maiores Felicidades do Mundo nesse teu projecto, mas tenho certeza que já é um sucesso. Vou adicionar teu contacto aqui no MSN messenger, até lá Felicidades & Abrações deste primo que tu ainda não conheces.
    Marcos Girão

    ResponderExcluir