terça-feira, 19 de maio de 2009

TORTA DEL CASAR D.O.P







































Seguindo esta dinamica de Extremadura, hojê decidi escrever sobre um dos queijos mais importantes de Extremadura, a "Torta del Casar". A "torta" é um queijo do tipo "amanteigado" de leite cru de ovelha Merina e Entrefina. São apresentados em peças de 600gr e 1k é um queijo de pasta prensada e madurado minimo de 60 dias.
A textura é cremosa e muitas vezes parecida ao requeijão, de sabor intenso e lacteo, apresenta escassos e pequenos olhos. A pele é lavada com salmora e da-se a volta ao queijo cada dia.
Em Portugal na zona da Serra da Estrela, existem muitas queijeirias que produzem um queijo de semelhantes caracteristicas e metodo de elaboração, Queijo donominado "Serra da Estrela", feito com leite de ovelhas Bordoleiras. E em Setubal, no vilarejo de Azeitão, se faz o Queijo de Azeitão, um queijo de tipo "amanteigado" de uns 350gr.
Estes queijos denominados "amanteigado" em Portugal, ou tipo "torta" na espanha, tem esta textura devido ao coalho utilizado para a sua elaboração. Este Coalho esta obtido apartir da maceração dos pelos da flor do Cardo. Planta tipica na Peninsula Iberica.
A "torta del Casar" é produzido na Provincia de Caceres no vilarejo de Casar de Caceres e nos seus arredores.
Na "feria del Queso de Trujillo" a Torta del Casar produzida com o nome "Don Rabesino" ganhou por terceira vez consecutiva o premio de melhor queijo de ovelha de pasta mole e no dia seguinte, convidado pelo Sr. Carlos (responsavel de vendas), fui visitar as instalações de elaboração deste queijo, ja que tenho o prazer de vender este queijo na loja que trabalho. http://www.queseriaganadera.com/ . Foi impressionante, estavam elaborando 6.000lts de leite que veieram de todas as fazendas dos 11 socios desta cooperativa.
A boa noticia é que o Sr. Carlos me explicou que estam esperando a visita das autoridades brasileiras para autorizar a venda deste queijo no Brasil, a noticia ruim é que com toda a certeza de que este queijo sera muito caro. Aqui na espanha pode chegar a custar uns 20€ a pequena e 30€ a grande.
O site da denominação de origem é http://www.tortadelcasar.org/
E dentro de extremadura existe todo um mundo de gastronomia local e tradicional.
Queijo de Ibores, Sierra de Gata, Torta de la Serena, Torta del Casar, Castilblanco, Quesico de jucar, apestao...
Azeite de Oliva de muitas qualidades...
Embuchados ibericos e jamon iberico de bellota...
www.comercioextremadura.org é muito interessante este site.
Buen Provecho.

4 comentários:

  1. Obrigado Tiago Lopes e Luciano, fico feliz que tenham gostado, espero que vocês possam desfrutar desse manjar.
    Um Abraço
    Bruno

    ResponderExcluir
  2. este ano de 2012 já tem o queijo no brasil ? estou em saõ paulo capital sabe de algum lugar ??

    ResponderExcluir