domingo, 10 de maio de 2009

Extremadura



























Aproveitando a “feria del queso en Trujillo” tirei umas ferias curtas para poder conhecer um pouco mais de Extremadura. Extremadura é uma “Comunidad Autonoma”, ou Estado, de Espanha e tem duas capitais de Província, Cáceres e Badajoz, geograficamente é a “comunidad autônoma” de Espanha que faz fronteira com o centro territorial de Portugal, economicamente é uma das regiões mais pobres de Espanha, mas a diferença da sua economia, historicamente e gastronomicamente é uma das zonas de Espanha mais rica e famosa.
Mérida, uma cidade da Província de Badajoz foi a capital de Lusitânia do Império Romano e esta cidade preserva grande parte de construções Romanas, Anfiteatro, coliseu, aquedutos, mosaicos, um museu de arte romano impressionante, Cáceres é uma das capitais de Província. Com um “Casco antigo” da cidade muito bonito, declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO. Igrejas e toda uma cidade dentro de umas muralhas, 100% arrumadas, inteiras, muito bonito e agradável, com bairro católico com mais de 4 igrejas do século XII – XVII e o bairro Judeu, desde de aqui se pode apreciar a construção de uma fonte de água construída pelos judeus para trazer água a aquele povoado seco e de pouca chuva. Trujillo também é impressionante a “Plaza Mayor” do povoado é linda, é aqui onde fazem a “feria del queso de Trujillo” tem um casco antigo lindo no meio da montanha com construções da época do Árabes na península do século X. Desde La, no alto da montanha se podia ver todo o vilarejo e olhando para o outro lado, dava a impressão de poder ver o mar de tão plana que é aquela região, mas isso seria impossível, estávamos a muitos quilômetros de distancia do mar.
Gastronomicamente Extremadura produz “Jamon Iberico de Bellota” da melhor qualidade a “denominación de Origen” “Dehesa de Extremadura” abrange todo o estado de Extremadura. Se quizerem visitar o site de um dos melhores, na minha opinião o melhor jamon da Espanha entre em http://www.ibericosmaldonado.com/
Os queijos são outra maravilha desta terra, o rebanho de ovelha no sul desta região é principalmente Ovino seguido do bovino e depois do caprino, a região é plana e de plantio basicamente de oliveiras, enzimas que produzem a “bellota”, ou bolota em português, que é a base da alimentação dos porcos que produzem o jamon. Aqui as ovelhas também aproveitam para comer a bolota, um fruto seco rico em gorduras. Mas também se alimentam de ervas baixas, flores...Nesta região predominam queijos de ovelha. O rei dos queijos desta zona é a “Torta Del Casar” queijo de ovelha merina e/ou entrefina, queijo de dois tamanhos 600gr/1k de textura com o requeijão casca dura de pele lavada e cor amarela ocre. Acompanha perfeitamente com geléia de pimenta vermelha, pão e azeite.
O queijo Ibores de cabra retinta pasta prensada e curado, pode ser apresentado com ou sem páprica na pele. É um queijo da zona de Trujillo em Cáceres outra delicia de esta terra, em badajoz chamada Serena se produz a “Torta de la Serena” o nome Torta faz referencia a textura destes queijos, o que em Portugal dizem “amanteigado”, em Portugal produzem a Serra da Estrela e o Azeitão. Ao norte de Extremadura o gado é principalmente caprino, seguido do bovina e ovino, ao norte fronteira com Portugal e Salamanca esta a Sierra de Gata e Hurdes, com muitos queijos de cabra Retinta principalmente, uma linda montanha nevada faz o postal fotográfico natural daquela zona, muitos lago e rios passam por La...o terreno ótimo para as cabras. O queijo que leva o nome desta zona é um apreciado manjar...o queijo Sierra de Gata é delicioso.
O Azeite de Oliva aqui também é um produto muito importante em Extremadura existem muitas variedades autóctones, são azeites fortes, espessos, gulosos, saborosos e aromáticos, vi montanhas inteiras cheias de Oliveiras. Oliveiras com troncos enormes deviam ser quase centenárias...
Ponho links de produtores e d.o.p de todos e algumas fotos,,, BON PROFIT.




Nenhum comentário:

Postar um comentário