Nos últimos anos, vimos como muitos dos ingredientes brasileiros vem sendo alvo de experimentos muito positivos nas elaborações gastronômicas dos melhores chefs de cozinha brasileiros e internacionais, porem temos um grande esquecido, o queijo minas artesanal!
O queijo minas artesanal é um legado de todos nós brasileiros e que é produzido a mais de 200 anos, formal ou informalmente. Porem desde 1952 quando entrou em vigor uma lei federal que impõe aos produtores de queijo artesanal medidas infundadas para padronizar e higienizar o produto final, o queijo minas artesanal acabou ficando praticamente desconhecido (e quase extinto) para muitos de nós e impedido de ser comercializado legalmente fora do Estado de Minas Gerais. O que acarretaram diversos problemas, como a venda ilegal de queijo, o êxodo rural dos filhos herdeiros da tradição do queijo minas artesanal que não tinham perspectiva de futuro se seguissem a tradição familiar e por fim, a criação do nome “queijo minas padrão” que feriu gravemente a identidade do queijo minas artesanal, símbolo da gastronômica mineira e nacional de tal maneira que muitos produtores foram obrigados a abandonar a produção do queijo para vender o leite.
Tudo isso torna impossível a melhoria da qualidade de vida do produtor de queijo artesanal e consequentemente do queijo artesanal e o seu futuro (como produto e como historia), que sofre a décadas com o esquecimento, falta de informação e ajuda por parte do governo. O Brasil é o sétimo maior produtor de queijo do mundo e conta com pouquíssimos queijos com identidade local e nomes próprios.
Gostaria que se falasse mais sobre o queijo minas artesanal e outros queijos artesanais e menos de queijos industriais. A grande indústria já tem poder aquisitivo suficiente para fazer propaganda, porém o trabalhador rural não pode fazer nada mais que queijo!
TOME LEITE, COMA QUEIJO ARTESANAL, POREM SEMPRE REGISTRADO!
QUERO DESEJAR MUITA FORÇA E DETERMINAÇÃO AOS AMIGOS PRODUTORES DE QUEIJO ARTESANAL EM MINAS GERAIS E TODO BRASIL, ESPERO E DESEJO QUE A ANTIGA E ANTIQUADA LEI SEJA ATUALIZADA E ABRA O MERCADO PARA TODO PODERMOS DESFRUTAR DE UM BOM QUEIJO ARTESANAL SEM MEDO DE ESTAR LEVANDO GATO POR LEBRE. FORÇA E PACIÊNCIA COMPANHEIROS!