quarta-feira, 10 de junho de 2009

QUESU ASTURIANU



Se alguem me perguntase fazem 3 anos qual é a zona no mundo mais tradicional na produção de queijos, eu talvez tivesse respondido Normandie ou Piemonte...Mas nunca responderia Asturias, ou Espanha.
Devido a sua complexidade geográfica e climática, o Principado de Astúrias, tem uma rica historia gastronômica tradicional na Espanha. Tem o mar Cantábrico (Oceano Atlântico) na costa e os picos de Europa ao centro. Tem uma amplia gama de receitas tradicionais, peixes de rio, de mar, mariscos, carne de boi e porco, legumes, a famosa sidra de maça, muita tradição na criação bovina, leiteira, e por conseqüência. Queijos, muitos queijos.
Astúrias é a região no mundo com mais queijos autóctones, são 53 tipos de queijos elaborados e reconhecidos, esta grande variedade de tipos de queijos se deve a que na antiga Astúrias cada família tinha a sua própria receita de queijo e elaborava artesanalmente para o consumo próprio e sem fim lucrativo, às vezes para pagar impostos, mas nunca para a venda.
Os ricos pastos montanhosos dos Picos de Europa proporcionam uma deliciosa erva para o pasto. Os animais leiteiros, cabras, vacas e ovelhas, abundantes em Astúrias, principalmente vacas, desfrutam de este rico manjar e do ar puro da montanha e isso será crucial para a qualidade do leite e por conseqüência o queijo.
Astúrias sempre foi uma referencia na produção leiteira na Espanha, nos anos 20, produzia mais de 20% de toda a produção nacional. Em tempos difíceis de guerra civil Espanhola, o rebanho asturiano diminuiu muito e algumas receitas se perderam e no final do século passado com o tratado de Maastrich a comunidade européia impõe um limite de produção leiteira para cada país e apesar de estes dois fatos históricos importantes a produção queijeira em Astúrias sobreviveu e ainda se elaboram de maneira artesanal, tal como antigamente.
O gado Asturiano e basicamente bovino, mas também existem rebanhos caprinos e ovinos, isso reflete na diversidade de queijos, são muitos mais os que são elaborados com leite de vaca que de qualquer outro animal. Entre os queijos mais tradicionais de Astúrias está o famoso queijo de Cabrales. Foi o primeiro queijo em obter o certificado de denominação de origem na Espanha, queijo é elaborado no conselho de Cabrales e algumas aldeias de Peñamellera Alta.
O queijo de Cabrales é um queijo naturalmente azul, as condições climáticas nas caves de maduração de este queijo (8-12ºC e 90% de umidade) são favoráveis para a evolução do mofo do tipo Penicillinum Roqueforti. O tipo de leite varia de acordo com a temporada, podem ser só de vaca ou mistura entre ambos os leites, vaca-ovelha, vaca-cabra ou vaca, ovelha e cabra, sendo este ultimo o melhor de todos.
Antigamente se cobria o queijo na caves com uma folha de Plágano, uma arvore típica dos bosques de Astúrias. Mas hoje em dia já não se usa esta folha por falta de higiene e para controlar a fraude sobre este famoso queijo. Mais informação sobre este queijo pode ser encontrado em http://www.fundacioncabrales.com/




Outro queijo muito importante de Astúrias é o Afuega’l Pitu, que no idioma “Asturianu”, quer dizer “afoga o galo” Dizem que antigamente para matar uma galinha bastava dar um pouco de este queijo, que por culpa da sua textura pastosa e seca, a galinha, ou o galo se engasgava ao tragar-lo. É um queijo diferente, pastoso, acido e cremoso e é elaborado de diversas formas, cilindro, bola, trapo. Podem ser Afuega’l Pitu branco, ou vermelho. O branco é natural e o vermelho adicionado de pimentão vermelho e é um pouco picante. Produzido de leite de vaca integral e pasteurizada, tem a coagulação lática, por isso é ligeiramente acido ao paladar. Mais informação em http://www.doafuegalpitu.com/








Outro queijo que se soma a enorme lista de queijos típicos é o Gamonedo, ou Gamonéu em Asturianu. Este é produzido na aldeia de Gamonedo, é um queijo de mistura de leites de vaca, cabra e ovelha e é produzido entre Abril e Agosto, existem dois tipos de queijos gamonéus, o de porto e o de vale, os de porto, dificilmente sai da região e o de montanha com denominação de origem própria é o mais gostoso. É um queijo naturalmente azul, igual que o queijo de Cabrales, ligeiramente defumado em cabanas dos pastores nas montanhas de Gamonedo. Tem a pasta prensada e ligeiramente azulada. Ultimamente os rebanhos destinados a produção de leite para o queijo Gamonéu tem sido atacado por lobos que não são naturais de esta zona (foram trazidos pelo homem de maneira ilegal a esta região) e isso acaba amedrontando aos demais animais que sobrevivem aos sangrentos ataques dos lobos. A comunidade Européia devolve o dinheiro ao pastor que viu o seu animal morto pelos lobos, mas isso não é suficiente para o pastor que já tem o seu rebanho inteiro amedrontado por conta de estes ataques e assim a produção diminui a cada dia.
Mais informação em http://www.viarural.com.es/alimentos/quesos/asturias/gamonedo/default.htm

Estes são os três únicos queijos Asturianos com denominación de Origen na Espanha e a recém denominação de origem aceita de queso de Óvin, mas existem muitos outros tipos de queijos, algum sem duvida se adapta ao gosto de todo o mundo, cabra, vaca, ovelha, mistura, defumado, azul, cremosos, curados, coagulação lática...
Passo abaixo uma lista de queijos autotones de Astúrias que ainda se elabora de maneira artesanal.

Queijos de vaca

· Queso de El Carballo: Taramundi. Duas variedades com e sem nozes.
· Queso de Oscos: Grandas de Salime.
· Queso de Abredo: Coaña.
· Queso de Xenestoso: Cangas del Narcea. A sua produçao e minima ja que esta perdendo a sua tradição.
· Queso del Valle del Narcea: Salas.
· Queso de Fuente: Proaza. De produção mínima também, mas este, este promovido por jornadas anuais na região produtora.
· Queso de Afuega'l pitu:
· Queso de La Peral: Illas.
· Queso Varé ecológico: Siero. Neste caso, leite de vaca e um dos poucos queijos ecologicos de Asturias. Certificado pelo Conselho Regulador da Agricultura Ecológica Asturiana.
· Queso Ovín: Nava. Existem treis variedades vaca, cabra e ovelha.
· Queso de Urbiés: Mieres. De produção muito escasa.
· Queso Casín: Caso e Sobrescobio.
· Queso de Los Beyos: Ponga y Amieva
· Queso de Caxigón: Cabrales.
· Queso de Canal de Ciercos: Peñamellera Baja. Durante alguns meses do ano se elabora tambem este queijo com lite de cabra e ovelha.
· Queso Monje: Peñamellera Baja. Variedad normal e picante (Queso Monje Picón).
· Queso Cueva de Llonín: Peñamellera Alta.
· Queso de Miranda: O alto de La Miranda
· Queso de Los Carriles
· Queso de Injestu
· Queso de Piedra

Queijos de cabra

· Queso Varé: Siero.
· Queso Ovín: Nava. Variedade leite de cabra.
· Queso de La Peña: San Martín del Rey Aurelio.
· Queso de Collada: Amieva. Variedade de leite de cabra.
· Queso Cuevas del Mar: Llanes.
· Queso de Peña Tú: Llanes.
· Queso de Porrúa: Llanes. Variedade de leite de vaca.
· Queso de La Chivita: Peñamellera Baja. Variedade de leite de cabra.
· Queso de El Boxu: Queijo elaborado em Soto de Cangas de Onís

Queijos de ovelha

· Queso de Jalón: Cangas del Narcea.
· Queso Ovín. Nava. Variedade leite de ovelha.
· Queso de Collada: Amieva. Variedade leite de ovelha.
· Queso Oveyeru: Amieva.
· Queso de Porrúa: Llanes. Variedade de leite de cabra.

Queijos de mistura de leites

· Queso de Madelva: Piloña. Leite de vaca e ovelha.
· Queso de Gamonedo: Cangas de Onís e Onís
· Queso de Cabrales
· Queso de Urriellu: Llanes. Leite de vaca e cabra.
· Queso de Pría: Llanes. Leite de vaca e oveja.
· Queso de Vidiago: Llanes. Leite de vaca e cabra.
· Queso de Peñamellera: Peñamellera Alta. Elaborado com os tres tipos de leites.
· Queso de La Chivita: Peñamellera Baja. Vaca e cabra.
· Queso Rozagás: localidade de Llanes
· Queso de Arangas

Além da gastronomia, se podem fazer muitas coisas interessantes em Asturias. O caminho de Santiago, mergulho, surf, vela, caminhadas pelos Picos de Europa, pesca e muita historia.

Mais informação sobre as denominações de origem de Espanha em http://www.mapa.es/es/alimentacion/pags/Denominacion/consulta.asp
E sobre alimentos Asturianos em http://lacuruxa.es/Productos-de-Asturias/ e http://www.saboresmitologicos.es/

Nenhum comentário:

Postar um comentário