segunda-feira, 11 de junho de 2012

Concurso Estadual de Queijo Minas Artesanal



No dia 08 de Junho foi realizado em Belo Horizonte o Concurso Estadual de Queijo Minas Artesanal, no qual tive a honra de participar como jurado.
No total, foram 23 concorrentes das 5 microrregiões produtoras de QMA (Queijo Minas Artesanal), sendo que, de Araxá, Serra da Canastra, Serro e Cerrado concorreram os 5 primeiros colocados dos respectivos Concursos Regionais e do Campo das Vertentes concorreram os 3 primeiros colocados.
Os queijos ganhadores são;

1º - Produtor José Baltazar (Zé Mario) – Serra da Canastra IGP
2º - Produtor José Maria Oliveira – Cerrado
3º - Produtor Arnaldo Gomes – Serra da canastra IGP
4º - Robs Pierre – Cerrado
5º - Ronaldo José – Araxá
6º - Alexandre Honorato – Araxá

Foi muito difícil a tarefa de decidir os campeões, já que todos tinham um nível realmente muito alto. Com isso, é visível e confirma o esforço buscando a melhoria e padronização na produção do QMA por parte do Governo Estadual de Minas Gerais, em especial do Instituto Mineiro de Agropecuária e a Subsecretaria de Agricultura Familiar. Tenho que lamentar o abandono promovido pela EMATER-MG do Programa do Queijo Minas Artesanal, o que impedira a evolução no registro de novas queijarias pelo IMA.
Também tenho que reforçar a boa organização do evento, que ocorreu perfeitamente.
Parabéns também aos produtores pelo ótimo trabalho e espirito de competitividade.


2 comentários:

  1. Olá, que blog gostoso! Gostei de saber qe tenho um xará tão talentoso, dá uma passanda no meu blog, talvez você goste também www.umtextoteste.blogspot.com.br Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou mais um apaixonado por queijos e pela cultura brasileira. Adorei conhecer o blog... Vou visitar com frequência, agora. Ótima iniciativa. Parabéns.

    ResponderExcluir