quinta-feira, 31 de março de 2011

QUEIJO CAMEMBERT


O queijo camembert é um queijo de origem francês de pasta mole, untuosa e suave. Trata-se de uma denominação genérica para este queijo, que atualmente elabora-se em todo o mundo. A França não solicitou a proteção do termo genérico “camembert”, mas sim um em particular, que é o “camembert de Normandia (AOC).
Na origem, o camembert provem da região francesa de Baixa Normandia, departamento de Orne, em concreto do município homónimo, Camembert. Chama-se simplesmente camembert ao queijo fabricado industrialmente. Um “camembert fermier” é o queijo fabricado em granjas artesanalmente e na região protegida pela A.O.C. Existe também o camembert au Calvados, que é afinado (maturado e aromatizado) com o licor de calvados, que também é produzido na região da Normandia.



As únicas semelhanças que têm o queijo camembert fabricado no Brasil com o francês é o formato e o aspecto físico, já que o gosto, textura, origem do leite e toda a historia que faz do camembert francês um dos queijos mais famosos do mundo, são totalmente diferentes. O camembert brasileiro é um queijo sem “terroir”.



O queijo camembert é um queijo feito com leite de vaca normanda, se for “fermier” é produzido com leite cru, casca recoberta com o mofo branco penicilium candidum e produzido com a técnica chamada coagulação mista. O queijo é enformado (moldado) com uma colher especial para não quebrar a coalhada, num principio são cinco colheradas para fazer um queijo. Quando fresco, o queijo camembert tem a pasta macia, flexível e consistente, de sabor suave e ideal para elaborar receitas culinárias, acompanha muito bem com geleia de framboesa e ao forno. Quando maturado, o queijo muda muito, ficando com aroma extremamente forte, gosto picante e pasta cremosa, a cor do mofo também muda, ficando com uma cor mais “enferrujada” e aroma que lembra muito ao amoníaco. O queijo camembert é um queijo que não aguenta a ação do calor. 
BON PROFIT.


Um comentário:

  1. Olá Bruno, nossa estou com água na boca só de ver esta foto! Sou uma analfabeta em queijos, risos... mas gostaria mto de aprender mais. Será que tu poderias me indicar algumas boas marcas de queijos que posso encontrar aqui no Brasil. Um abraço e obrigada!

    ResponderExcluir