quarta-feira, 7 de julho de 2010

CLUBE DO QUEIJO


O queijo, como alimento, acompanha a existência do ser humano ha mais de 10.000 anos e o queijo Minas artesanal acompanha a historia da cultura da sociedade brasileira ha mais de 200 anos. Isso o confere uma posição muito importante nos saberes da nossa cultura.
Com a grande industrialização do ultimo século, o produto artesanal sofreu um grande assédio e está em grave risco de extinção. No dia 15 de Maio de 2008, o IPHAN, através do Ministério da Cultura, reconheceu o queijo minas artesanal e a sua maneira artesanal de elaboração, como patrimônio histórico imaterial do Brasil. O primeiro passo para resgatar e normalizar, proteger e difundir a nossa cultura já foi dado.
O Clube do queijo pretende incentivar aos produtores que praticam a sustentabilidade em suas fazendas com a produção artesanal, levando a conhecer as características deste maravilhoso produto gastronômico ao consumidor final. Fomentar a aproximação entre o produtor e o consumidor e estimular a produção de alimentos bons, limpos e justos.
No clube do queijo acreditamos que pagando um preço justo ao produtor melhoramos a condição de vida e a de sua família, visando um futuro prospero, saudável e com condições de escolarizar e educar os seus filhos, os futuros produtores de queijo. Possibilitando assim que eles possam ir a faculdade, viajar, conhecer e voltar a fazenda, sem necessitar migrar para a cidade. Incentivando a retomada das tradições históricas de alimentos genuinamente brasileiros e protegendo parte da cultura brasileira.
No clube do queijo acreditamos que o queijo minas artesanal além de um produto saudável, saboroso e com diversas aplicações gastronômicas não deve ser tratado somente como um produto, ele é parte da nossa cultura e história, e que deve ser cuidado com muito carinho e preservada como parte de todos nós, deve ser levado a serio como conhecimento e sabedoria nacional, independentemente de cor, religião, sexo ou local de nascimento. Ele é Brasileiro.

O clube do queijo funciona assim;

• Por R$35,00 ao mês (permanência mínima de 6 meses), o associado receberá em casa um queijo minas artesanal diferente cada mês. Valido somente para São Paulo e a quantidade de queijo pode variar de 1 a 3 peças por mês, dependendo da vontade do associado, multiplicando ou triplicando o valor a pagar mensalmente.
• Juntamente com o queijo, o associado receberá um folder explicativo com a historia do queijo recebido, aplicações gastronômicas e novidades sobre o queijo artesanal e do clube.
• Descontos para viagens eco gastronômicas.
• Convite para degustações e oficinas do gosto.

INFORMAÇÕES:
http://www.clubedoqueijo.com.br/ (site em construção)
bruno@clubedoqueijo.com.br
fernando@clubedoqueijo.com.br
(011) 99559091