domingo, 27 de fevereiro de 2011

"UMA LONGA E DELICIOSA VIAGEM"



Semana passada tive o prazer de comprar e começar a leitura do livro mais interessante e completo sobre história do queijo no Brasil, titulado “Uma longa e deliciosa viagem” de João Castanho Dias é um livro realmente delicioso e que faz um recorrido completo na história do queijo no Brasil e que obviamente coincide com a história do próprio país e de muitos de nós cidadãos brasileiros.
Tenho que felicitar ao escritor e historiador que fez uma ótima labor resgatando dados da história e recopilando numa edição cheia de informação sobre o queijo e sobre o Brasil.
Para mim, é o melhor livro sobre queijo escrito e impresso no Brasil e é altamente recomendado para todos que se interessem sobre o tema.
Finalmente, parece que o queijo nacional autóctone esta entrando na alta gastronomia, exigindo o respeito de todos com a história documentada deste precioso bem. O queijo.
Parabéns a todos os envolvidos na realização deste livro, pelo trabalho realizado.
Bom apetite

domingo, 20 de fevereiro de 2011

BARCELONA


Há oito anos atrás decidi que deveria sair da minha São Paulo natal, achei que seria a melhor maneira de conhecer o mundo, outras pessoas e fazer da minha vida um livro de experiências vividas. Inconsciente de tudo o que poderia acontecer, separei um pedacinho no meu coração para guardar as melhores lembranças do meu Brasil e embarquei numa aventura sem muita programação ou organização.
Com 23 anos de idade e totalmente, até este momento, dependente financeiramente da família e dos amigos, tive a minha primeira experiência e que talvez tenha sido a mais significativa de todas. A minha viagem, a independência. Neste momento a independência recém conquistada não foi percebida e que só alguns anos depois, ponderando, entendi a importância deste voo, que durou 11 horas que foi de São Paulo a Lisboa. Ao aterrissar nesta terra estranha, tudo dependeria só de mim e só não estava claro para mim que alguma merda aconteceria.
A pesar de todas as boas experiências e momentos felizes que vivi em Lisboa e Portugal, onde vivi 10 meses, as discrepâncias culturais (acredite se puder, filho de português e não se adapta a Portugal) decidi que seria melhor para mim mudar de país e conhecer outro lugar. A final, se não funcionasse a família e os amigos estariam me esperando de braços abertos no Brasil. Abraçado a esta ideia, achei que o melhor que eu poderia fazer era ir para a Espanha. Estava perto de onde eu estava, a cultura é relativamente parecida a brasileira (embora, de certo modo, esta desculpa não funcione já que não me adaptei a Portugal), sempre me identifiquei com a arte espanhola e tinha uma enorme curiosidade por este país. Não aleatoriamente, escolhi a cidade de Barcelona, por causa do mar, da  história, da cultura e porque aqui todas as semanas se pode assistir aos jogos do melhor time de futebol do mundo.
É impressionante tudo o que eu vivi nesta cidade maravilhosa, aqui sem duvida virei uma pessoa melhor, socialmente e profissionalmente. Aprendi sobre diferentes culturas, a respeitar aos demais e fazer-me respeitar, lutar pelos meus direitos e cumprir as minhas obrigações. Aprendi uma profissão e dois idiomas, fiz amigos e o mais importante de tudo, conheci a Anna, minha mulher e que amo muito, durante estes 4 anos que estamos juntos sempre me apoiou, me cuidou e aguentou os meses que passei de férias no Brasil. Ela foi a primeira que me apoiou quando achei que era o momento de voltar para o Brasil. Aqui, viajei como nunca havia viajado antes e conheci lugares que antes só tinha visto em fotos nos livros de historia ou geografia. Amei e odiei. Trabalhei e dei o valor devido as minhas conquistas. Sofri, me cortei e me queimei em diferentes fogões, mas nunca abaixei a bola, sempre olhava pra frente.
Acho que os bons momentos da vida sempre devem ser lembrados, assim nunca prevaleceram os maus momentos e durante todo o tempo que estive em Barcelona, sempre tive presente o pedacinho do Brasil que levava comigo.
Durante os sete anos que morei em Barcelona aprendi a amar esta cidade, neste lugar construí uma vida e se hoje sou o que sou, é porque morei em Barcelona.
Dentro de 24 horas entrarei num avião com destino a São Paulo e sem passagem de volta (por enquanto), levando a minha bagagem cheia de aprendizagem que quero aportar para o meu país. Desta vez, levo comigo um pedacinho de Barcelona no meu coração. 
Moltes Gracies Barcelona.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

BLOGS E LIVRARIAS

Indiscutivelmente o queijo acompanhou a historia do ser humano desde a sua origem e graças aos amantes do queijo a historia deste alimento vem sendo registrada, escrita e mantida no mínimo há 5.000 anos. Inicialmente, produzir o queijo significava dar mais vida ao leite e na ausência da atual geladeira era um método muito eficaz. Hoje em dia, o queijo é produzido para saciar a necessidade de satisfazer os paladares mais exigentes.
Os escritos que concretizam o saber fazer queijo foram fundamentais para manter a cultura dos produtos lácteos durante os últimos cindo milênios. Não se sabe bem qual foi a origem do queijo, porem a primeira descrição sobre a elaboração e aspectos do queijo foram encontradas numa tumba do antigo Egito e datada de 2.300 A.C.
As pequenas propriedades rurais no mundo foram responsáveis por manter vivas as receitas dos seus produtos lácteos tradicionais em cada região, obviamente, os anos passaram, a população cresceu e as necessidades mudaram. A grande indústria láctea chegou e impôs padrões de comercio, produção e promoção dos produtos que prejudicou e continua prejudicando o produtor rural.
Aqui quero além de fazer este sutil protesta em defesa do pequeno produtor rural, também tentar passar a informação da palavra escrita. Aqui passo links de livrarias virtuais da Espanha que são de confiança e que já comprei muitos livros, além disso, blogs especiais sobre gastronomia e queijo principalmente.
Bom apetite.
Livrarias