terça-feira, 19 de maio de 2009

TORTA DEL CASAR D.O.P







































Seguindo esta dinamica de Extremadura, hojê decidi escrever sobre um dos queijos mais importantes de Extremadura, a "Torta del Casar". A "torta" é um queijo do tipo "amanteigado" de leite cru de ovelha Merina e Entrefina. São apresentados em peças de 600gr e 1k é um queijo de pasta prensada e madurado minimo de 60 dias.
A textura é cremosa e muitas vezes parecida ao requeijão, de sabor intenso e lacteo, apresenta escassos e pequenos olhos. A pele é lavada com salmora e da-se a volta ao queijo cada dia.
Em Portugal na zona da Serra da Estrela, existem muitas queijeirias que produzem um queijo de semelhantes caracteristicas e metodo de elaboração, Queijo donominado "Serra da Estrela", feito com leite de ovelhas Bordoleiras. E em Setubal, no vilarejo de Azeitão, se faz o Queijo de Azeitão, um queijo de tipo "amanteigado" de uns 350gr.
Estes queijos denominados "amanteigado" em Portugal, ou tipo "torta" na espanha, tem esta textura devido ao coalho utilizado para a sua elaboração. Este Coalho esta obtido apartir da maceração dos pelos da flor do Cardo. Planta tipica na Peninsula Iberica.
A "torta del Casar" é produzido na Provincia de Caceres no vilarejo de Casar de Caceres e nos seus arredores.
Na "feria del Queso de Trujillo" a Torta del Casar produzida com o nome "Don Rabesino" ganhou por terceira vez consecutiva o premio de melhor queijo de ovelha de pasta mole e no dia seguinte, convidado pelo Sr. Carlos (responsavel de vendas), fui visitar as instalações de elaboração deste queijo, ja que tenho o prazer de vender este queijo na loja que trabalho. http://www.queseriaganadera.com/ . Foi impressionante, estavam elaborando 6.000lts de leite que veieram de todas as fazendas dos 11 socios desta cooperativa.
A boa noticia é que o Sr. Carlos me explicou que estam esperando a visita das autoridades brasileiras para autorizar a venda deste queijo no Brasil, a noticia ruim é que com toda a certeza de que este queijo sera muito caro. Aqui na espanha pode chegar a custar uns 20€ a pequena e 30€ a grande.
O site da denominação de origem é http://www.tortadelcasar.org/
E dentro de extremadura existe todo um mundo de gastronomia local e tradicional.
Queijo de Ibores, Sierra de Gata, Torta de la Serena, Torta del Casar, Castilblanco, Quesico de jucar, apestao...
Azeite de Oliva de muitas qualidades...
Embuchados ibericos e jamon iberico de bellota...
www.comercioextremadura.org é muito interessante este site.
Buen Provecho.

domingo, 10 de maio de 2009

Extremadura



























Aproveitando a “feria del queso en Trujillo” tirei umas ferias curtas para poder conhecer um pouco mais de Extremadura. Extremadura é uma “Comunidad Autonoma”, ou Estado, de Espanha e tem duas capitais de Província, Cáceres e Badajoz, geograficamente é a “comunidad autônoma” de Espanha que faz fronteira com o centro territorial de Portugal, economicamente é uma das regiões mais pobres de Espanha, mas a diferença da sua economia, historicamente e gastronomicamente é uma das zonas de Espanha mais rica e famosa.
Mérida, uma cidade da Província de Badajoz foi a capital de Lusitânia do Império Romano e esta cidade preserva grande parte de construções Romanas, Anfiteatro, coliseu, aquedutos, mosaicos, um museu de arte romano impressionante, Cáceres é uma das capitais de Província. Com um “Casco antigo” da cidade muito bonito, declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO. Igrejas e toda uma cidade dentro de umas muralhas, 100% arrumadas, inteiras, muito bonito e agradável, com bairro católico com mais de 4 igrejas do século XII – XVII e o bairro Judeu, desde de aqui se pode apreciar a construção de uma fonte de água construída pelos judeus para trazer água a aquele povoado seco e de pouca chuva. Trujillo também é impressionante a “Plaza Mayor” do povoado é linda, é aqui onde fazem a “feria del queso de Trujillo” tem um casco antigo lindo no meio da montanha com construções da época do Árabes na península do século X. Desde La, no alto da montanha se podia ver todo o vilarejo e olhando para o outro lado, dava a impressão de poder ver o mar de tão plana que é aquela região, mas isso seria impossível, estávamos a muitos quilômetros de distancia do mar.
Gastronomicamente Extremadura produz “Jamon Iberico de Bellota” da melhor qualidade a “denominación de Origen” “Dehesa de Extremadura” abrange todo o estado de Extremadura. Se quizerem visitar o site de um dos melhores, na minha opinião o melhor jamon da Espanha entre em http://www.ibericosmaldonado.com/
Os queijos são outra maravilha desta terra, o rebanho de ovelha no sul desta região é principalmente Ovino seguido do bovino e depois do caprino, a região é plana e de plantio basicamente de oliveiras, enzimas que produzem a “bellota”, ou bolota em português, que é a base da alimentação dos porcos que produzem o jamon. Aqui as ovelhas também aproveitam para comer a bolota, um fruto seco rico em gorduras. Mas também se alimentam de ervas baixas, flores...Nesta região predominam queijos de ovelha. O rei dos queijos desta zona é a “Torta Del Casar” queijo de ovelha merina e/ou entrefina, queijo de dois tamanhos 600gr/1k de textura com o requeijão casca dura de pele lavada e cor amarela ocre. Acompanha perfeitamente com geléia de pimenta vermelha, pão e azeite.
O queijo Ibores de cabra retinta pasta prensada e curado, pode ser apresentado com ou sem páprica na pele. É um queijo da zona de Trujillo em Cáceres outra delicia de esta terra, em badajoz chamada Serena se produz a “Torta de la Serena” o nome Torta faz referencia a textura destes queijos, o que em Portugal dizem “amanteigado”, em Portugal produzem a Serra da Estrela e o Azeitão. Ao norte de Extremadura o gado é principalmente caprino, seguido do bovina e ovino, ao norte fronteira com Portugal e Salamanca esta a Sierra de Gata e Hurdes, com muitos queijos de cabra Retinta principalmente, uma linda montanha nevada faz o postal fotográfico natural daquela zona, muitos lago e rios passam por La...o terreno ótimo para as cabras. O queijo que leva o nome desta zona é um apreciado manjar...o queijo Sierra de Gata é delicioso.
O Azeite de Oliva aqui também é um produto muito importante em Extremadura existem muitas variedades autóctones, são azeites fortes, espessos, gulosos, saborosos e aromáticos, vi montanhas inteiras cheias de Oliveiras. Oliveiras com troncos enormes deviam ser quase centenárias...
Ponho links de produtores e d.o.p de todos e algumas fotos,,, BON PROFIT.




sexta-feira, 1 de maio de 2009

salão do queijo de Trujillo

Vou estar fora uns dias... vou para Trujillo, em Caceres, Extremadura. Espanha, quase fronteira com Portugal, la fazem a maior feira de queijos da Peninsula Iberica, la todos os anos fazem a "feria de queso de Trujillo".
Se alguém quizer se informar sobre esse salão a pagina é www.feriadelqueso.com e aqui encontraras videos e fotos das anteriores edições.
Aqui em catalunha fazem também um salão do queijo, voltado mais aos queijos do norte da Espanha (Catalunha, Valencia, Aragón, Pais Vasco, Cantabria, Navarra e Rioja) é um salão menos importante que o de Trujillo, mas tambem é uma boa opção para visitar. O problema é que a versão catalã é mais comercial. O site é http://www.lactium.cat/index2.php?sec=1 o site esta em catalão (para quem tiver curiosidade).
Agora que tiver dinheiro e tempo em Setembro fazem a world cheese awards nas ilhas Canarias.
http://www.worldcheesefestival.com/ este é o salão mais importante do mundo e o concurso mais importante tambem, aqui ditaram as tendencias para o futuro dos queijos e os melhores queijos dos 5 continentes, com mais de 2.000 referencias para degustar.
Aproveitando que estarei em Extremadura, vou visitar os produtores da "Torta del Casar" para mim o melhor e mais original queijo Espanhol, embora Portugal faça a Serra da Estrela que são parecidos, a versao espanhola deste queijo é inigualavel.... www.tortadelcasar.org
Fico por aqui que tenho que ir ao aeroporto.